7 dicas para se livrar das dívidas até o final do ano

As dívidas são um problema que afeta muitas pessoas no Brasil. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 67,5% das famílias brasileiras estavam endividadas em março de 20231. Se você faz parte dessa estatística e quer começar o ano novo livre das dívidas, confira estas sete dicas de como se livrar das dívidas até o final do ano que podem te ajudar:

1. Saiba o quanto você deve

O primeiro passo para se livrar das dívidas é conhecer a sua situação financeira. Faça uma lista de todas as suas dívidas, incluindo o tipo, o credor, o valor inicial, o valor atual, o custo efetivo total (juros + taxas) e a quantidade de meses2. Você pode usar uma planilha para facilitar esse levantamento.

2. Defina uma meta de economia mensal

Depois de saber o quanto você deve, é hora de planejar como você vai pagar as suas dívidas. Para isso, você precisa definir uma meta de economia mensal, ou seja, quanto do seu salário você vai destinar para quitar as suas dívidas. Uma forma de fazer isso é usar a regra 50-30-20, que consiste em dividir a sua renda em três partes: 50% para as despesas essenciais (como moradia, alimentação e transporte), 30% para os gastos pessoais (como lazer, educação e saúde) e 20% para as dívidas e investimentos3.

3. Negocie as suas dívidas

Uma das melhores formas de se livrar das dívidas é negociar com os seus credores. Muitas vezes, eles oferecem condições especiais para quem quer quitar os débitos, como descontos à vista ou parcelamentos facilitados. Você pode procurar os seus credores diretamente ou usar sites de negociação de dívidas online, como o QuiteJá, que permite que você consulte as suas dívidas e faça acordos com os seus credores de forma rápida e segura.

4. Controle melhor os seus gastos

Para conseguir economizar e pagar as suas dívidas, você precisa controlar melhor os seus gastos. Uma forma de fazer isso é anotar todas as suas receitas e despesas em um aplicativo de controle financeiro, como o Mobills, que te ajuda a organizar as suas finanças e a criar metas e orçamentos. Assim, você pode ver onde está gastando mais do que deveria e cortar os excessos.

5. Corte gastos desnecessários

Uma forma de economizar mais é cortar os gastos desnecessários, ou seja, aqueles que não são essenciais para a sua vida. Por exemplo, você pode reduzir o uso do cartão de crédito e dos parcelamentos, que têm juros altos e podem te endividar ainda mais. Você também pode evitar comprar coisas por impulso ou por modismo, que muitas vezes acabam encostadas no armário. Além disso, você pode substituir hábitos caros por outros mais baratos ou gratuitos, como cozinhar em casa em vez de comer fora, levar marmita para o trabalho em vez de comprar na rua, usar transporte público ou bicicleta em vez de carro ou táxi, entre outros.

6. Procure aprender mais sobre educação financeira

A educação financeira é a chave para se livrar das dívidas e ter uma vida financeira saudável. Por isso, procure aprender mais sobre esse assunto, lendo livros, artigos, blogs, assistindo vídeos ou fazendo cursos online. Você pode encontrar diversos conteúdos gratuitos na internet que te ensinam a lidar melhor com o seu dinheiro, a fazer um planejamento financeiro eficiente, a investir com inteligência e a realizar os seus sonhos.

7. Busque uma renda extra

Por fim, uma forma de acelerar o pagamento das suas dívidas é buscar uma renda extra, ou seja, uma forma de ganhar mais dinheiro além do seu salário. Você pode usar as suas habilidades, hobbies ou talentos para oferecer serviços ou produtos para outras pessoas, como dar aulas particulares, fazer artesanato, vender doces, cuidar de animais, entre outros. Você também pode aproveitar as oportunidades que a internet oferece, como trabalhar como freelancer, afiliado, produtor de conteúdo, entre outros. O importante é usar todo o dinheiro extra que você ganhar para quitar as suas dívidas e não criar novas.

É possível sim!

Se livrar das dívidas até o final do ano é possível se você seguir essas dicas e se comprometer com o seu objetivo. Lembre-se que quanto antes você quitar as suas dívidas, mais rápido você vai ter paz e tranquilidade financeira. Além disso, você vai poder começar o ano novo com o pé direito e com mais dinheiro no bolso para investir nos seus sonhos. Então, não perca tempo e comece hoje mesmo a mudar a sua vida financeira para melhor!

Leia também 5 passos para se livrar das dívidas

Meu bolso em em dia – 15 passos para quitar dívidas mesmo com pouco dinheiro

 

4 thoughts on “7 dicas para se livrar das dívidas até o final do ano”

  1. Pingback: Como ganhar dinheiro com criptomoedas - Fator Financeiro

  2. Pingback: Como aumentar os scores?

  3. Pingback: Como limpar o nome e sair da inadimplência em 2023

  4. Pingback: Como fazer um orçamento familiar

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

15 − eleven =

Scroll to Top