O que é o Desenrola Brasil?

Fique por dentro e saiba como ele pode ajudar você a sair das dívidas

Desenrola Brasil
Você está com o nome sujo e não consegue crédito no mercado? Quer se livrar das cobranças e dos juros abusivos? Você quer recuperar a sua saúde financeira e a sua qualidade de vida? Se a resposta for sim, você precisa conhecer o Desenrola Brasil, o maior programa de renegociação de dívidas de todos os tempos, criado pelo governo federal para ajudar milhões de brasileiros a sair da inadimplência.

Neste artigo, vamos explicar o que é o Desenrola Brasil, como ele funciona, quem pode participar, quais são as vantagens e como se inscrever. Acompanhe!

O que é o Desenrola Brasil?

O Desenrola Brasil é um programa que tem como objetivo facilitar a renegociação de dívidas de pessoas físicas que estão com o nome negativado nos serviços de proteção ao crédito, como Serasa e SPC Brasil, contribuindo para a redução do volume de pessoas e famílias endividadas no país, ao oferecer condições mais acessíveis para pagamento dos débitos.

O programa foi criado pela Lei nº 14.181, de 1º de julho de 2023, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como uma promessa de campanha para estimular a retomada do consumo e da economia após a crise causada pela pandemia de Covid-19.

O Desenrola Brasil é coordenado pelo Ministério da Fazenda, em parceria com a Serasa, o SPC Brasil, o Banco Central, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) e outras entidades representativas do setor financeiro e do comércio.

Como limpar o nome e sair da inadimplência até o final do ano

Como funciona o Desenrola Brasil?

O Desenrola Brasil funciona por meio de uma plataforma digital, que permite que os devedores negociem suas dívidas diretamente com os credores, sem intermediários, de forma online e segura. A plataforma pode ser acessada pelo site desenrola.gov.br ou pelo aplicativo Desenrola Brasil, disponível para Android e iOS.

Para participar do programa, os devedores devem ter renda bruta mensal de até dois salários mínimos ou estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, as dívidas devem ter sido negativadas entre 2019 e 2022 e ter valor atualizado inferior a R$ 20 mil.

Os credores podem ser bancos, financeiras, lojas, empresas de telefonia, internet, TV por assinatura, entre outras. Eles devem aderir voluntariamente ao programa e oferecer descontos que podem chegar a até 90% do valor da dívida.

O processo de negociação é simples e rápido. Basta seguir os seguintes passos:

  • Acessar a plataforma com sua conta gov.br. É necessário ter conta ouro ou prata.
  • Selecionar as dívidas com desconto que deseja quitar.
  • Selecionar como pagar. Você pode pagar à vista ou financiar o parcelamento em até 60 meses.
  • Pagar o boleto gerado pela plataforma.
  • Aguardar até cinco dias úteis para que o nome fique limpo.

Além disso, os devedores que aderirem ao programa devem fazer um curso gratuito de educação financeira online, oferecido pela plataforma, para receber dicas de como organizar e planejar sua vida financeira e evitar novas dívidas no futuro.

Veja Como Aumentar os seus Scores

Quais são as vantagens do Desenrola Brasil?

O Desenrola Brasil oferece diversas vantagens para os devedores que querem sair das dívidas e recuperar o crédito no mercado. Veja algumas delas:

  • Você pode negociar suas dívidas com descontos que podem chegar a até 90% do valor original.
  • Você pode parcelar suas dívidas em até 60 meses, com taxas de juros reduzidas e carência de até seis meses.
  • Você pode negociar suas dívidas de forma online, sem sair de casa, sem burocracia e sem intermediários.
  • Você pode consultar todas as suas dívidas negativadas em um só lugar, com transparência e segurança.
  • Você pode limpar o seu nome em até cinco dias úteis após o pagamento da primeira parcela ou do valor à vista.
  • Você pode melhorar o seu Serasa Score, que é uma pontuação que mede o seu comportamento financeiro e indica as suas chances de pagar as contas em dia.
  • Você pode fazer um curso gratuito de educação financeira online, para aprender a organizar e planejar sua vida financeira e evitar novas dívidas no futuro.
Como se inscrever no Desenrola Brasil?

Para se inscrever no Desenrola Brasil, você precisa ter uma conta gov.br, que é a conta única do governo federal para acesso aos serviços públicos digitais. Se você ainda não tem uma conta gov.br, você pode criar uma gratuitamente pelo site [acesso.gov.br] ou pelo aplicativo Meu gov.br, disponível para Android e iOS.

Para participar do programa, você precisa ter uma conta ouro ou prata. A conta ouro é a mais segura e permite o acesso a todos os serviços do governo. Para ter uma conta ouro, você precisa validar a sua identidade por meio de um aplicativo de reconhecimento facial ou de um certificado digital. A conta prata é a intermediária e permite o acesso a alguns serviços do governo. Para ter uma conta prata, você precisa validar a sua identidade por meio de um código enviado por SMS ou e-mail.

Depois de criar ou atualizar a sua conta gov.br, você pode acessar a plataforma do Programa pelo site desenrola.gov.br ou pelo aplicativo Desenrola Brasil. Lá, você vai encontrar todas as informações sobre o programa, as dívidas que podem ser negociadas, os descontos oferecidos pelos credores e as formas de pagamento. Você também vai poder gerar o boleto para quitar suas dívidas e fazer o curso de educação financeira online.

Conclusão

O Desenrola Brasil é uma oportunidade única para você limpar o seu nome e sair das dívidas em 2023. Com o programa, você pode negociar suas dívidas com descontos que podem chegar a até 90% do valor original, parcelar em até 60 meses, limpar o seu nome em até cinco dias úteis e melhorar o seu Serasa Score. Além disso, você pode fazer um curso gratuito de educação financeira online, para aprender a organizar e planejar sua vida financeira e evitar novas dívidas no futuro.

Não perca essa chance de recuperar a sua saúde financeira e a sua qualidade de vida. Acesse já a plataforma do Desenrola Brasil e aproveite as condições especiais para renegociar suas dívidas. O programa vai até o dia 31 de dezembro de 2023.

Leia também: 7 dicas para se livrar das dívidas até o final do ano

1 thought on “O que é o Desenrola Brasil?”

  1. Pingback: Como fazer um orçamento familiar

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

16 + twenty =

Scroll to Top